Sobre Nós

Trail Rota dos PIRATAS

História

O sucessor espiritual do “Trail de Ribamar” realizado em 2019, o doravante designado por “Trail Rota dos Piratas” apresenta-se em 2025 com uma roupagem totalmente nova, propondo três categorias competitivas de trail running, com distâncias de 12 kms, 17 kms e 30 kms e uma categoria de caminhada de 10 kms.

Organizado pelo Centro Social e Cultural de Ribamar, e tornado possível com o apoio das várias entidades e autoridades competentes do concelho, o evento desenrola-se no meio natural envolvente à vila de Ribamar, onde se dá a partida e a chegada.

Composto por traçados que misturam tecnicicidade com paisagens especiais, convida os participantes a vir conhecer as zonas costeiras de Porto Dinheiro e Valmitão e o nosso menos explorado ex-libris – o Vale D´Arrocha.

Local

A nova imagem de marca do evento serve-se das lendas locais passadas de boca em boca – um naufrágio e um tesouro que, dizem alguns, nunca foi recuperado. Contrabando e negócios questionáveis. Piratas, corsários, mouros.

É no meio de todo este misticismo passado de boca em boca que vamos inserir os nossos participantes.

Tirando bom partido da orla onde se misturam o campo e o mar, está Ribamar, vila de tradição piscatória e agro-cultural, lar de gentes que souberam ao longo do tempo aproveitar com mestria as riquezas naturais que o Trail da Rota dos Piratas se propõe a dar a conhecer.

Na prova, com especial ênfase na zona costeira onde efetivamente nasceu a vila e prestando o devido respeito ao mar que a fez crescer, apresentamos aos nossos participantes uma viagem no sobe e desce das arribas que nos dão o nome, pelas praias que foram porto de abrigo e pela natureza envolvente que parecendo adormecida só espera a devida oportunidade para se deixar desvendar.

Fica assim dado o mote – que se venha descobrir o que melhor temos para partilhar.

Arriba, arriba, arriba do mar – voz desconhecida